Voltar

PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

O curso de Pós-Graduação em Psicologia do Trânsito propõe um novo paradigma no contexto de trânsito, com foco na mobilidade humana e bem estar dos cidadãos. De acordo com a Resolução 283/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), somente poderão ser credenciados ao DETRAN para trabalhar em Centros de Formação de Condutores os psicólogos que possuírem o título de Especialista em Psicologia de Trânsito, com carga horária de no mínimo 500 horas de acordo com a Resolução CFP N.º013/2007 e novas adaptações da Resolução CFP Nº 03/2016. .

OBJETIVOS GERAIS
Capacitar ao profissional psicólogo quanto à sua atuação na área de Psicologia do Trânsito na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Formar o Especialista em Psicologia do Trânsito, para atuação em todo o contexto do trânsito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Habilitar profissionais psicólogos na aplicação, correção e interpretação de Testes Psicológicos e emissão de laudos; - Capacitar nos testes psicométricos adequados utilizados no contexto do Trânsito; - Interpretar e aplicar os dados de uma entrevista estruturada; - Inter-relacionar a ação da Psicologia do Trânsito com outras áreas de atuação; - Atender a resolução nº 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito que estabelece a necessidade deste título para credenciamento dos profissionais a partir de 2015; - Cumprir a RESOLUÇÃO Nº 283, DE 01 DE JULHO DE 2008, que a partir de 15 de fevereiro de 2013, só poderá ser credenciado o psicólogo que tiver o título de Especialista em Psicologia do Trânsito, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia;

PÚBLICO – ALVO
Profissionais com formação de nível superior em Psicologia e estudantes do último ano/semestre de graduação em Psicologia.

* Os cursos são autorizados pelo Ministério da Educação nos termos da Resolução do CNE nº 1, de 08 de junho de 2007.
** O Centro Universitário do Triângulo - Unitri reserva-se no direito de não realizar os cursos cujo número de vagas previsto não for preenchido.

Informações Gerais

Aulas: sábados (manhã e tarde)

Periodicidade: 3 sábados ao mês

Carga Horária: 500 horas / aula

Investimento: R$ 320,00

(Matrícula) + 18 parcelas de R$ 320,00

A partir da 2º parcela alunos formados na Unitri terão 20% de desconto. Descontos Especiais para Grupos de Alunos em todos os cursos oferecidos.

Informe-se na Secretaria da Pós-graduação, através dos telefones: 34- 4009-9105 / 34- 4009-9076 ou pelo e-mail: [email protected]

MATRÍCULAS ABERTAS: Saiba mais no site www.unitri.edu.br em Pós-Graduação.

Faça sua pré-inscrição

Programa acadêmico:

Introdução à Psicologia do Trânsito, Cidadania e Ética. Violência, Incivilidade e insegurança;
Engenharia viária e legislação do trânsito;
Medicina do tráfego e do trânsito. Neuropsicofarmacologia e condução veicular;
Psicologia social e ambiental;
Saúde Mental e psicossomática do condutor;
Prevenção, segurança e ergonomia no trânsito;
Avaliação de portadores de necessidades especiais e elaboração de documentos psicológicos;
Didática do Ensino Superior;
Metodologia da Pesquisa aplicada à Psicologia do Trânsito;
Introdução à avaliação Psicológica e entrevista;
Testes de avaliação psicológica Palografico;
Testes de avaliação psicológica PMK;
Teste de personalidades Zulliger;
Teste de personalidades Pfister;
Técnicas de mensuração da capacidade psicológica dos motoristas;
Prática Supervisionada;
TCC.